Retrospetiva 2019| Eu em primeiro lugar.

By Lígia Moreira - dezembro 30, 2019


Fonte da Imagem: Pinterest.pt

Este ano, foi um ano de mudança. Mas, isso já eu sabia. Até porque tinha incutido isso a mim mesma. Que tinha que mudar. Que tinha que ser desta vez. Que não podia andar adiar mais tempo. Ou é agora ou nunca. Comecei por coisas simples. Como já disse aqui pelo blogue, num post' anterior. Para mudar, primeiro, começasse pela casa e depois por nós. E, lá está. Resultou. Mesmo. Arrumei, primeiro a casa. E depois quando cheguei a mim, fiz a mudança maior. Nunca tive muita autoestima. Para não dizer, nenhuma. Nunca gostei de mim. Nem por fora nem por dentro. E, depois também nunca tive ninguém que me ajudasse a gostar de mim. E não, quando se é novo, e inexperiente, os pais nunca contam, porque são suspeitos, pois vão sempre dizer que somos lindos e perfeitos, porque somos filhos. Eu, precisava de ouvir isso, mas de alguém de fora. Mas, nunca ouvi. E, procurei sempre, por essa constante aprovação dos outros. Para além de não ter autoestima nenhuma, também tinha muita dificuldade em fazer amigos e conhecer pessoas novas. E, depois, acabei por fazer amizades erradas que acabaram tão depressa como começaram. Mas, isso também faz parte. Faz parte do crescimento tanto pessoal como social. Acabei por perceber, em primeiro lugar, que existem certas pessoas que passam pela tua vida, mas não ficam, mas deixam marca. E, outras acabam eventualmente por ficar, mas tu deixas escapá-las da mão. E, outras são passageiras ou seguem destinos diferentes. É mesmo assim. Se calhar já está destinado ou escrito. Mas, existem outras que ficam. E, ficam porque gostam de ti. Apesar das constantes situações da vida, as afastar umas da outras. E, de nada vale culparmo-nos a nós mesmos pela essa distância ou separação. São coisas que acontecem. Para além de que, erros todos cometemos. É isso que faz de nós, humanos. Aprendi a gostar mais de mim. A valorizar-me mais. A procurar coisas que gosto em mim. Tanto físicas como de personalidade. Aprendi a pôr me a mim em primeiro lugar. Aprendi a colocar o passado para detrás das costas. Não vale apena, pensar nele. O presente é que conta. É o agora. E, foi difícil, todo este processo de mudança. E ainda é. Têm sido altos e baixos. Mas valeu apena. Tenho mais confiança. Mais autoestima do que alguma vez tive. E, por isso é que 2019 é importante para mim. E, sempre será. Porque foi um ano em que prometi e cumpri. Porque foi um ano em que pela primeira vez, acreditei. Acreditei em mim. Porque foi um ano que limpei da minha vida, as pessoas que nela não fazem falta. Porque foi um ano em que me pus a MIM em primeiro lugar. E, não, não é egoísmo. É valorização pessoal. É isso. E, 2019, foi um ano importante. Mesmo assim, e apesar de tudo. Foi importante. 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários